Páginas

segunda-feira, 27 de julho de 2015

O discípulo amado

Como você demonstra seu amor por Cristo? Vestindo uma camisa estampada com um versículo? Com um "Jesus" tatuado em algum lugar do corpo? Com louvores? E se a forma mais autêntica de demonstrar seu amor por Cristo seja testemunhando a respeito de como Ele transformou sua vida?

Mas não entenda testemunho como um discurso eloquente e comovente. Longe disso. Eu entendi que apenas algumas palavras podem testemunhar sua gratidão e amor por Jesus.


Lendo o evangelho de João pude observar que ele menciona diversas vezes um tal "discípulo amado" por Cristo (Jo 13.23; 19.26 e 20.2). Entretanto esse discípulo só aparece nesse evangelho o que me fez questionar quem poderia ser.

Eu sei que já existe um consenso sobre a identidade dele, mas com essa dúvida Deus me moveu para um entendimento maior. Por isso eu comecei reler alguns capítulos do livro de João e percebi que seria difícil deduzir a identidade do tal discípulo amado, pois Jesus jamais deu preferência para um discípulo em especial. Embora seu grupo fosse composto por pessoas bem distintas entre si, ou seja, indo de pescador, para um publicano chegando até num médico, Jesus amava todos da mesma forma.

Assim eu comecei a refletir...

Só uma pessoa que tivesse experimentado um amor real, verdadeiro e diferente poderia ser chamado de amado. Alguém que passou a vida inteira pensando saber o que é amor, mas que um dia surgiu um carpinteiro que mostrou que amar não era apenas gostar de alguém, mas se entregar por alguém, investir em alguém e saber perdoar alguém. O discípulo amado era alguém que, primeiramente, deveria se sentir amado. E quem poderia saber do sentimento de alguém senão o próprio autor. Assim eu entendi que era João.

Entendi também que ele se chamou de discípulo amado não visando se sobressair em relação aos outros discípulos, aliás ele não poderia dizer sobre como os outros se sentiam a respeito de Cristo, mas ele se sentia realmente como um discípulo amado. Ao descobrir isso, descobri também que esse foi o maior testemunho que alguém poderia dar. De forma subjetiva João mostrou como Jesus Cristo o transformou e foi importante para a sua vida.

Por isso, embora as circunstâncias não estejam ao seu favor, sinta-se amado pelo Senhor. Pois só alguém que reconhece o sacrifício de Cristo pode ser chamado de discípulo amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário