Páginas

sábado, 5 de setembro de 2015

Por que sofremos?



"[Deus] que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações." 
2 Coríntios 1:4 NVI 

Muitas vezes não entendemos porque certas coisas acontecem conosco ou com pessoas próximas. Perdas inesperadas, acidentes, desastres e doenças. Nós cristãos ainda temos a ideia equivocada de que se estamos servindo a Deus, Ele nos livrará de todas as aflições. Mas a Bíblia nos mostra que independente se é cristão ou não, todos, sem exceção, passarão por aflições, tribulações e provações (Mateus 5.45).

Mas por que sofremos dificuldades? Qual é o objetivo.

É fato que Deus não quer que soframos, mas as dificuldades, quando enfrentadas sob a direção do Espírito Santo gera amadurecimento (tanto em perseverança, quanto no amor). Pedro, por exemplo, só vestiu a camisa de Cristo depois de ter negado a Jesus. Aliás, eu lembro de ter lido algo muito interessante sobre o amadurecimento de Pedro, que durante a Ceia, horas antes de Jesus ser crucificado, Pedro falou que jamais abandonaria seu mestre e até morreria por ele. Momentos depois, no Getsêmani, dormiu quando deveria orar e no Sinédrio negou a Cristo. A Bíblia relata que depois disso tudo Pedro chorou amargamente.

Entretanto, o que mais me chama atenção foi quando Jesus, já com um corpo glorificado, perguntou três vezes a Pedro se ele o amava (utilizando no original a palavra Ágape que significa amor pleno, completo). Pedro respondeu as três vezes que sim, ele o amava, mas desta vez ele utilizou a palavra Fileos/Phileos (que é o amor amigo). Mas o que isso realmente significa? Significa que quando Cristo perguntou se Pedro o amava, ele queria dizer se amava ao ponto de entregar sua vida, mas Pedro, amadurecido, disse que ele o amava, mas no momento só poderia se comprometer em amá-lo como amigo.

Aliás, se existe uma pessoa que conheceu o sofrimento foi Paulo. Por amor a Cristo, este grande homem conheceu o flagelo, foi preso, sofreu naufrágios, passou fome, mas em tudo isso nos surpreendeu falando que "tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4.13) e ainda nos mostrou que existe um único propósito para as tribulações: servir o corpo (2Coríntios 1.4).

Nós sofremos, mas como co-herdeiros da promessa, temos o Espirito Santo e somos consolados por ele. Além disso, passamos por provas e aflições para amadurecermos e estarmos aptos a consolar nossos irmãos e pessoas próximas. Por isso, faça como Cristo, que mesmo sabendo o que iria passar nas horas seguintes ele serviu o corpo lavando os pés dos seus discípulos e deixou o exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário